Relato da reunião de maio/junho de 2005 entre 3 representantes das 3 nacionalidades de Moynas sulamericanos e nossos parentes irlandeses

quinta-feira, abril 13, 2006

Garinish Island


Garinish Island, ou Ilnacullin, foi a propriedade particular de um rico irlandês chamado Annan Bryce. Por muitos anos o projeto ficou limitado ao paisagismo exótico da ilha e só mais tarde foi construída a casa.

Há os mais diversos ambientes ao longo da ilha, desde jardins asiáticos a clássicos, como o jardim romano e o templo grego. Este último proporciona um ambiente tão surreal quanto um cenário de Myst, com a paisagem agreste do continente ao fundo, enquanto à sua volta florescem as mais plantas exóticas e você passeia entre cogumelos de pedra. Toda essa exuberância se beneficia das correntes quentes que entram na Baía de Bantry. Se a Nancy tivesse algumas horas que fossem ia pintar umas dúzias de aquarelas ali. Mas, como nosso "guia" tinha uma programação intensa e apertada, as fotos vão ter que servir.

Há também no alto da ilha (mais uma!) Martello Tower. Os ingleses tinham mesmo pavor que Napoleão invadisse o Império pelos fundos. Toda a propriedade foi mais tarde doada ao governo irlandês e está hoje aberta à visitação pública.