Relato da reunião de maio/junho de 2005 entre 3 representantes das 3 nacionalidades de Moynas sulamericanos e nossos parentes irlandeses

sábado, março 04, 2006

Cooldaragh e Scotstown

De Drumsnat partimos para Cooldaragh, local onde primeiro se estabeleceram os Moynas na região. O ponto exato não se tem certeza, mas os dois pontos possíveis estão a poucas dezenas de metros um do outro. O primeiro é o vestígio de uma casa de pedra no meio do mato e o outro é uma casa hoje habitada pelos pais da simpática ruivinha gorducha que nos recebeu ao portão. A casa é muito parecida com a de Tattinclave, mas por ser habitada tem um aspecto mais aconchegante.



De lá fomos para Scotstown, onde vive a família do Tommy, irmão gêmeo do Mackie. O Tommy vive até hoje na casa sobre o pub da família. Hoje, que os pubs irlandeses estão na moda no mundo inteiro, é muita "onda" ter um com seu próprio nome na porta, não?



Fomos recebidos à porta pelo pequeno e esquivo Ruairi, filho caçula do Tommy Jr, que cuida do pub hoje. Ruari conferiu os "estranhos" e saiu correndo para não mais ser encontrado o dia todo. Ele deve ter sido o único parente que nós conhecemos que não foi registrado em foto para a famosa e aguardada family tree da Nancy.

A semelhança entre Mackie e Tommy Sr. é impressionante, mesmo com os dois na casa dos 70. Nos apertados cômodos do térreo, dezenas de fotos de todos os irmãos, filhos, netos e casamentos. Eu e Juan Manuel ganhamos garrafas de poteen artesanal, bebida tradicional e pouco conhecida fora da Irlanda. Fortíssima!