Rev. Patrick Moyna
Seguimos para Emyvale, até a igreja de Conacrin, onde está sepultado o Reverendo Patrick Moyna, que esteve à frente de sua paróquia por 45 anos, período em que atuou em favor dos necessitados, principalmente através de bolsas de estudos aos filhos dos católicos pobres e no auxílio aos famintos durante a Grande Fome.


A intenção do Mackie em nos levar lá era mostrar a ligação que esse homem teve com a família Moyna da América do Sul. Muito se especulou na época sobre a origem dos fundos que o reverendo utilizava para financiar as bolsas e tantos outros atos beneficentes. Soube-se, mais tarde, que um sobrinho dele, James, que havia se casado com uma protestante rica e se convertido, era a fonte. James havia se afastado da família, porque havia "tomado a sopa", expressão irlandesa para os católicos que, famintos, aceitavam um prato de sopa em troca de conversão. A "sopa" de James foram 20.000 acres de terra em Valparaíso e uma empresa de navegação. Apesar de afastado da família, James secretamente enviava grandes quantias de dinheiro para seu tio beneficiar a comunidade que o rejeitara.
Após o falecimento de sua primeira esposa, James casou-se com Margaret McGinn e retornou à fé católica. James e Margaret são meus trisavós e seu filho Charles Edward veio para o Chile, estabeleceu-se nas terras bravias da família e iniciou o ramo sulamericano dos Moynas.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home