Relato da reunião de maio/junho de 2005 entre 3 representantes das 3 nacionalidades de Moynas sulamericanos e nossos parentes irlandeses

sábado, abril 08, 2006

Um encontro fortuito

Essa visita a Emyvale possibilitou mais uma oportunidade interessante. Devido ao fato de que Mackie e Tommy foram famosos atletas locais, a toda hora alguém interpelava o Mackie: "Are you Tommy Moyna?"

Em mais uma dessas abordagens, um senhor baixinho de óculos se aproximou de nós com a pergunta usual. Ele era uma espécie de supervisor local de um programa de trabalho temporário para desempregados, limpando praças, ruas e cemitérios da cidade e por isso, o homem tinha com ele as chaves de todas as igrejas e cemitérios sob seus cuidados. Quando soube do motivo de nossa viagem, se ofereceu para nos levar a alguns lugares que nem o Mackie saberia chegar sozinho.



Seguimos o furgão dele até a primeira parada, Donagh Graveyard, um antigo cemitério onde, no tempo da Fome, coexistiriam túmulos católicos e protestantes. Havia outro interesse no local, pois o Juan Manuel também descende dos McKenna, importante clã da região, e em Donagh está o túmulo do Chieftain Bully McKenna.