Go to hell or go to Connemara
Connemara é a inóspita região oeste da Irlanda. A paisagem limita-se a pedras, pedras e muros de pedra. Entre as pedras cresce a grama verde que alimenta as ovelhas, mas ela só cresce seus habitantes levantam há séculos murinhos de pedra para "criar solo" entre eles. Nessa aridez se destacam os Twelve Bens, grandes maciços de pedra entremeados por lagos. É uma paisagem impressionante.
Quando os ingleses tocaram os nativos para fora de suas terras férteis, respondiam aos queixosos com a frase que eu coloquei no título, "para o inferno ou para Connemara!" Quando a Grande Fome veio, a mortandade foi tão grande nessa área que muitos condados ficaram desertos. Simplesmente não havia o que comer.
Esse canto remoto da Irlanda acabou se tornando um lugar onde se preservou o idioma nativo, já que os ingleses não davam muita atenção a esse fim de mundo. Em algumas vilas até hoje não se fala inglês.




Nós chegamos a Connemara junto com o tempo ruim, a primeira chuva que pegávamos na viagem. Mas o tempo variou o tempo todo, mudando as cores e a luminosidade a medida que progredíamos. Pelas fotos se vê como as paisagens variavam dramaticamente em poucos minutos.


Passamos por dois locais ligados à filmagem de Quiet Man, com John Wayne: a ponte de pedra e a cabana (em Maam Cross). Tia Nancy é louca por filmes antigos e adorou.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home