Relato da reunião de maio/junho de 2005 entre 3 representantes das 3 nacionalidades de Moynas sulamericanos e nossos parentes irlandeses

terça-feira, setembro 13, 2005

London, London

Acordei cedo e peguei uma carona com o Mackie até o aeroporto. Enquanto esperava o vôo, já fiz umas comprinhas (boné da Guinness, camisetas, essas bobagens), mas foi impossível mandar um cartão postal. Só havia uma porcaria de máquina de selos quebrada. Ia ter que mandar um postal da Irlanda selado em Londres...

Na hora do embarque, foi interessante observar como funciona a Ryan e porque é uma das companhias aéreas mais rentáveis do mundo: entre pouso e decolagem, o avião não leva meia hora no solo. Parece um ônibus.

Decolei e dessa vez pude admirar melhor a vista aérea em torno de Dublin, a baía e a península de Howth. A bordo, tudo pago "por fora". Vôo tranqüilíssimo e chegada pontual ao aeroporto de Luton.

Seguindo os mapinhas que eu havia produzido, parecia ser simples chegar à estação de trem. Saí caminhando sem perguntar, mas minha independência me colocou no meio de um estacionamento que não tinha fim. Nada de trens à vista. Resolvi então perguntar e, para minha vergonha, o shuttle partia da porta do terminal do aeroporto. Mais ridículo, impossível. O que parecia um percurso fácil no mapa era na verdade um bom trecho morro abaixo. A pé seria impossível em menos de uma hora.

Cheguei à estação de Luton Airport Parkway (onde pouco mais de um mês depois se encontrariam os terroristas do 7/7 para começar seu ataque ao Underground) e peguei o Thameslink. Mais uma vez me precipitei e esse seria só o segundo engano nas minhas andanças londrinas. Peguei o trem errado. Os dois seguiam pela mesma linha, mas um não parava em Mill Hill. Um era azul claro (o certo, com destino a Sutton) e o outro azul escuro (o que eu peguei, com final em Brighton). Por sorte suspeitei do erro antes da primeira parada em Harpenden e, com o auxílio dos gentis ingleses, saltei em St. Albans, mudei de plataforma e peguei o trem certo, que estava paradinho me esperando. Se tivesse passado dessa estação, só ia descer em King's Cross. Acabei ganhando tempo e cheguei a Mill Hill Broadway adiantado em relação aos meus planos.